Serviço

O apoio social na Positivo tem como base os princípios da justiça social, dos direitos humanos e do respeito pela diversidade.

Os atendimentos são individuais e/ou com a família, previamente agendados, com o objetivo de identificar as necessidades, para definir um plano de intervenção com a participação da pessoa e/ou família de forma a melhorar a realidade económica, social e de saúde. Pretende-se que a intervenção seja com e não para as pessoas, com a finalidade de promover a capacitação e a inclusão social.

O assistente social faz o acompanhamento das situações sociais, encaminha e articula com serviços e/ou instituições para promover a integração das pessoas (ex.: Segurança, Social, Ação Social, Refeitórios, Apoio na Procura de Emprego, entre outros). Em alguns casos e mediante a avaliação das necessidades socioeconómica e de saúde, estão contemplados os seguintes apoios: bens alimentares, medicação comparticipada e apoio em transporte.

O apoio social contempla o acesso à saúde, para orientar, acompanhar e encaminhar os cidadãos estrangeiros no acesso e retenção nos cuidados de saúde. Através do apoio na obtenção da inscrição no SNS, irá permitir a referenciação para a consulta de especialidade. Pretende-se prevenir o acesso tardio ao SNS, promovendo a adesão às consultas e ao tratamento.

Integra ainda a Procura de Emprego, onde se define um plano individual de inserção profissional com o intuito de delinear estratégias de procura de emprego, tendo em conta as necessidades e os interesses da pessoa. Na concretização do plano individual de inserção está contemplada a realização do curriculum vitae, elaboração da carta de apresentação, criação de um e-mail para o envio dos currículos e preparação individual para a entrevista.

Coloque aqui as suas dúvidas