No que concerne ao contributo para o diagnóstico precoce e ligações ao serviço de saúde, a Associação Positivo em 2013 criou um Gabinete de Rastreio Gratuito, de forma a ter um papel ativo nas metas de combate à infeção, em parceria com a Rede de Rastreio Comunitária, através do rastreio ao VIH e a outras IST (Sífilis, Hepatites C e B).
O Gabinete de Rastreio desde 2013 até Agosto de 2019 já rastreou mais de 1940 pessoas, ao longo destes anos, tem-se verificado um aumento da procura deste serviço.
Este rastreio é feito ao VIH e a outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (Sífilis, Hepatite C e B), direcionado à população geral, incluindo Trabalhadores do Sexo (mulheres, homens e transgêneros); Homens que fazem sexo com Homens (HSH); Migrantes (em situação regular ou não regular no país) e Pessoas em situação Vulnerável (ex: Sem-Abrigo, dependentes do rendimento Social de Inserção).
A Associação Positivo não tem financiamento específico para o Gabinete de Rastreio, conta com alguns apoios, mas são insuficientes para fazer face às despesas necessárias.