O projeto Espaço Positivo Lisboa foi criando pela Associação Positivo com intuito de apoiar como principal população-alvo as pessoas que vivem com o VIH/SIDA (PVVS), que carecem de algum tipo de apoio, bem como os seus familiares e outras pessoas afetadas pela infeção do VIH. Trabalha também em proximidade com as populações com maior risco para a infeção, tais como HSH, Trabalhadores do Sexo (TS) e Migrantes, desenvolvendo projetos específicos para estas populações.
Foi em 2003 que a Associação Positivo alargou os seus apoios técnicos para a população que abrange: apoio interpar, psicológico, médico, social, jurídico e on-line, atividades de animação sociocultural. Mais tarde, integrou-se o apoio psiquiátrico, no ano 2011.
Ao longo dos anos, o sucesso da Associação Positivo deve-se ao constante aumento das pessoas que procuram apoio na Associação. Considera-se que este sucesso se traduz ao método de intervenção com as pessoas que vivem com o VIH/SIDA (PVVS), ao facilitar apoios e suporte de diferentes naturezas e adaptados ao pedido de cada pessoa e às suas necessidades. O fato das PVVS sentirem que é uma Associação com grande envolvimento das PVVS nas respostas da instituição, contribui para a empatia e sentimento de aceitação.